O PROJETO TRANSFORMANDO VIDAS

O Projeto Transformando Vidas através de aulas de ginástica, dança e treinamento funcional visa o desenvolvimento psicofísico-social de jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade social moradores do estado do Rio de Janeiro, buscando a inclusão social e contribuindo para a melhoria da saúde física e mental, reiterado o esporte como direito social e pilar da educação.

Público-alvo: Jovens, adultos e idosos do gênero masculino e feminino, em vulnerabilidade social, sem qualquer distinção ou descriminação de cor, raça, sexo, gênero ou religião.

Beneficiados: Serão atendidas 180 pessoas, 6 turmas, 30 pessoas por turma em 18 núcleos.

 

O PROJETO EM NÚMEROS

PESSOAS POR NÚCLEO
0
TURMAS DE GINÁSTICA
0 0
ALUNOS POR TURMA
0
TURMAS DE DANÇA
0 0
NÚCLEOS ATIVOS
0
TURMAS DE FUNCIONAL
0 0

GINÁSTICA LOCAL

Objetivo geral

 

De acordo, com metodologia do Plano de Trabalho do Projeto Transformando Vidas, espera-se que o indivíduo desenvolva o gosto pela prática esportiva, aumentando suas potencialidades, habilidades gerais, consciência corporal, respeito coletivo, cooperação mútua, dignidade e saúde. 

Objetivos específicos

 
  • Trabalhar exercícios aeróbicos, anaeróbicos
  • Fortalecimento muscular
  • Coordenação motora
  • Combate ao estresse
  • Redução das comorbidades

Procedimento de ensino

  • Reconstruir as capacidades de ritmo.

  • Coordenar a agilidade com as práticas de ginástica, envolvendo a socialização nas formações de grupos e o respeito aos limites de cada aluno, estimular a modalidades de ginástica em a exigência da perfeição utilizando os fundamentos básicos como ponto de partida

  •  

Avaliação

Observar o desempenho inicial dos alunos, como cada um se comporta no desenvolvimento dos movimentos propostos em cada exercício, avaliando também o condicionamento físico, buscando melhorar rendimento máximo individual.

DANÇA

Objetivo geral

 

Trabalhar Noção de espaço, direções, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, ritmos, agilidade, perda de peso, melhora da autoestima e diminuição do estresse.

Específicos

  • Melhorar a coordenação motora, equilíbrio, ritmos e a agilidade
  • Trabalhar a perda de peso
  • Melhorar a autoestima
  • Trabalhar noção de espaço, direções e lateralidade.
  • Combater o estresse. 

Procedimento de ensino

  • Trabalhar a coordenação motora, lateralidade, o equilíbrio e agilidade com passos para direita, esquerda, frente, trás e giros. Trabalhar a perda de peso com músicas agitadas que aumentem a frequência cardíaca. Melhorar a autoestima e combater o estresse com ritmos alegres e contagiantes como forró, sertanejo, funk e Pop. Trabalhar notação de espaço e direções com movimentos de braços e cabeça

Avaliação

Observa o desempenho inicial dos alunos, como cada um se comporta no desenvolvimento dos movimentos propostos em cada exercício, avaliando também o condicionamento físico, buscando melhorar  rendimento máximo individual.

TREINAMENTO FUNCIONAL

Objetivo geral

 

Melhorar do condicionamento físico como um todo. Em um segundo momento, desenvolve e aprimora habilidades específicas do indivíduo, sejam elas voltadas para um esporte ou para a vida diária, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Objetivos específicos

 

O Treinamento Funcional tem em movimentos como agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar a base para movimentos complexos executados nos esportes ou nas atividades diárias é uma combinação desses movimentos básicos.

Conteúdo programático

  • Treinamento aeróbico.
    Desenvolver e manter a capacidade cardiovascular.
  • Melhorar a coordenação motora e lateralidade.
  • Promover um alto gasto calórico, atuando na redução do percentual de gordura.
  • Proporcionar bem-estar físico e psicológico.
  • Favorecer a saúde, proporcionando a qualidade de vida.

Metodologia

 
  • Aulas práticas e dirigidas com movimentos específicos em
  • Diagnose do
  • Adequação das atividades, para alcançar todo o público.

Avaliação

  • Aulas práticas
  • Trabalhos práticos em grupo