O PROJETO TRANSFORMANDO VIDAS
O Projeto Transformando Vidas através de aulas de ginástica, dança e treinamento funcional visa o desenvolvimento psicofísico-social de jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade social moradores do estado do Rio de Janeiro, buscando a inclusão social e contribuindo para a melhoria da saúde física e mental, reiterado o esporte como direito social e pilar da educação.
Público-alvo: Jovens, adultos e idosos do gênero masculino e feminino, em vulnerabilidade social, sem qualquer distinção ou descriminação de cor, raça, sexo, gênero ou religião.
Beneficiados: Serão atendidas 180 pessoas, 6 turmas, 30 pessoas por turma em 18 núcleos.
O PROJETO EM NÚMEROS
GINÁSTICA LOCAL
Objetivo geral
De acordo, com metodologia do Plano de Trabalho do Projeto Transformando Vidas, espera-se que o indivíduo desenvolva o gosto pela prática esportiva, aumentando suas potencialidades, habilidades gerais, consciência corporal, respeito coletivo, cooperação mútua, dignidade e saúde.
Objetivos específicos
- Trabalhar exercícios aeróbicos, anaeróbicos
- Fortalecimento muscular
- Coordenação motora
- Combate ao estresse
- Redução das comorbidades
Procedimento de ensino
Reconstruir as capacidades de ritmo.
Coordenar a agilidade com as práticas de ginástica, envolvendo a socialização nas formações de grupos e o respeito aos limites de cada aluno, estimular a modalidades de ginástica em a exigência da perfeição utilizando os fundamentos básicos como ponto de partida
Avaliação
Observar o desempenho inicial dos alunos, como cada um se comporta no desenvolvimento dos movimentos propostos em cada exercício, avaliando também o condicionamento físico, buscando melhorar rendimento máximo individual.
DANÇA
Objetivo geral
Trabalhar Noção de espaço, direções, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, ritmos, agilidade, perda de peso, melhora da autoestima e diminuição do estresse.
Específicos
- Melhorar a coordenação motora, equilíbrio, ritmos e a agilidade
- Trabalhar a perda de peso
- Melhorar a autoestima
- Trabalhar noção de espaço, direções e lateralidade.
- Combater o estresse.
Procedimento de ensino
Trabalhar a coordenação motora, lateralidade, o equilíbrio e agilidade com passos para direita, esquerda, frente, trás e giros. Trabalhar a perda de peso com músicas agitadas que aumentem a frequência cardíaca. Melhorar a autoestima e combater o estresse com ritmos alegres e contagiantes como forró, sertanejo, funk e Pop. Trabalhar notação de espaço e direções com movimentos de braços e cabeça
Avaliação
Observa o desempenho inicial dos alunos, como cada um se comporta no desenvolvimento dos movimentos propostos em cada exercício, avaliando também o condicionamento físico, buscando melhorar rendimento máximo individual.
TREINAMENTO FUNCIONAL
Objetivo geral
Melhorar do condicionamento físico como um todo. Em um segundo momento, desenvolve e aprimora habilidades específicas do indivíduo, sejam elas voltadas para um esporte ou para a vida diária, promovendo uma melhor qualidade de vida.
Objetivos específicos
O Treinamento Funcional tem em movimentos como agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar a base para movimentos complexos executados nos esportes ou nas atividades diárias é uma combinação desses movimentos básicos.
Conteúdo programático
- Treinamento aeróbico.
Desenvolver e manter a capacidade cardiovascular. - Melhorar a coordenação motora e lateralidade.
- Promover um alto gasto calórico, atuando na redução do percentual de gordura.
- Proporcionar bem-estar físico e psicológico.
- Favorecer a saúde, proporcionando a qualidade de vida.
Metodologia
- Aulas práticas e dirigidas com movimentos específicos em
- Diagnose do
- Adequação das atividades, para alcançar todo o público.
Avaliação
- Aulas práticas
- Trabalhos práticos em grupo